INTERNACIONALIZAÇÃO

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Reconhecendo a necessidade de internacionalização do setor como um dos pontos chave para um salto qualitativo na sustentabilidade da produção audiovisual em Portugal, a APIT lançou o repto aos seus associados – que nos dessem a conhecer os seus pensamentos sobre este tema, e como poderia a APIT ir ao seu encontro e responder às necessidades apresentadas.

Assim, e em consequência do feedback obtido, nasce o Projeto de Apoio à Internacionalização.

No escopo da sua missão, a APIT assume a dianteira da representatividade do setor, para que o conteúdo nacional viaje além-fronteiras – porque conhecemos o seu potencial para conseguir chegar longe e vingar. Através da nossa rede de contactos, nacional e internacional, promovemos as coproduções e incentivamos os nossos associados a contarem a(s) sua(s) história(s) tão longe quanto, para eles, faça sentido chegar.

A APIT acredita que um dos motores para este mesmo desenvolvimento passa por investir na internacionalização de projetos audiovisuais portugueses. E é no investimento feito no presente que está o futuro da produção independente nacional.

SAIBA MAIS

O Projeto de Apoio à Internacionalização da APIT nasce com os pés bem assentes no nosso país e os olhos focados na internacionalização – e por esse motivo, este Projeto assenta em sete vertentes, que correspondem a sete ideias-chave que permitirão solidificar o setor a nível nacional, e ao mesmo tempo, criar as condições para promoção e expansão para mercados além-fronteiras.

  • Promover

Apoio à participação em mercados e feiras para os associados da APIT.

Participação da associação em mercados e feiras internacionais.

  • Expandir

Aposta na comunicação digital do projeto: secção exclusivamente dedicada ao mesmo em www.apitv.com e elaboração de duas brochuras anuais.

  • Arriscar

Organização de talks informais, num ambiente descontraído, com vista à conexão, troca de experiências e discussão sobre eventuais projetos.

  • Aprender

Apoio à participação em formações para os associados da APIT.

Organização de um ciclo de formações, em áreas chave para os associados, como por exemplo Inteligência Artificial e Direitos Conexos.

  • Descobrir

Organização de webinars – os APIT – Meet the Markets – nos quais um produtor estrangeiro ilustrará a realidade do seu país, apresentando o seu mercado audiovisual aos produtores portugueses.

  • Investir

Conectar os associados e as consultoras, com a finalidade de planear caso-a-caso o processo de internacionalização de cada produtor.

Assegurar o apoio jurídico no que diz respeito às metodologias utilizadas, quer quanto às questões societárias, laborais, contratuais ou fiscais, ou mesmo relativos à proteção da propriedade intelectual.

  • Futuro

Evento que reunirá os profissionais do setor audiovisual e que, por sua vez, assinalará o final do presente projeto.

Subscrever APIT News