CONHEÇA A APIT

EQUIPA

Susana Gato
Presidente Executiva
Patrícia Paiva
Secretária
Carolina Custódio
Assessora de Comunicação
Martha Gens
Assessora Jurídica

SOBRE NÓS

Quando a Associação de Produtores Independentes de Televisão (APIT) surgiu em Portugal, em 1996, o panorama televisivo não era como agora o conhecemos. Ao aparecimento dos canais privados, seguiu-se um significativo aumento do número de clientes e, para acompanhar este novo e frenético ritmo, o setor não teve alternativa senão evoluir, adaptar-se e, acima de tudo, superar-se. Porque os desafios não se ficaram por aqui e continuaram a aparecer – algo que torna a televisão um universo tão interessante para os produtores independentes.

Mais recentemente, as OTT surgiram não apenas como um desafio para os profissionais, mas também como aliadas para todos aqueles que sonham levar os seus conteúdos aos quatro cantos do mundo. Em Portugal, há ainda muito para explorar no streaming – em novembro de 2021, estrou-se a primeira série original portuguesa para a Netflix –, mas a APIT está confiante num futuro que permita continuar a sonhar e, principalmente, a concretizar.

Desde o primeiro dia, este é um dos principais objetivos da nossa associação, ajudar os produtores independentes de televisão a fazerem aquilo que melhor sabem fazer: contar histórias e entreter.

O QUE FAZEMOS

A APIT está presente em todos os momentos da vida dos seus associados, com o intuito de torná-la melhor e mais simples. Para esclarecer questões institucionais ou responder a dúvidas mais comuns, estamos sempre à distância de um e-mail ou de uma chamada telefónica, para dar aos nossos associados todo o apoio necessário para que possam continuar a produzir e distribuir os seus conteúdos da melhor forma possível, e não apenas em Portugal.

Atualmente, um dos nossos focos principais é a internacionalização. Queremos que o conteúdo nacional viaje além-fronteiras, porque conhecemos o seu potencial para conseguir chegar longe e vingar. Através da nossa rede de contactos, nacional e internacional, promovemos as coproduções e incentivamos os nossos associados a contarem a(s) sua(s) história(s) tão longe quanto, para eles, faça sentido chegar. Porque se há um passado em todas as narrativas, também há um futuro. E é de olhos postos nesse mesmo futuro que a APIT gosta de viver a televisão.

Somos associados

Regulamento Interno

Subscrever APIT News