A CEPI, em conjunto com mais de duzentas organizações dos setores criativos e culturais da Europa, apela aos Estados-Membros da União Europeia para que demonstrem uma liderança global e aprovem o ‘AI Act’ na reunião do COREPER (EU AI Act by COREPER) a 2 de fevereiro de 2024.
A Confederação declara que o AI Act “é um ato legislativo vital que regulará o papel da Inteligência Artificial na Europa, e ajudará a estabelecer uma norma global para a forma como é esperado que os sistemas de IA funcionem. A Europa tem uma oportunidade única de mostrar liderança mundial no quadro da IA, para benefício dos cidadãos da UE, dos criadores, dos detentores de direitos, da indústria e da economia em geral”.
Ao promover um ambiente em que os direitos e as liberdades comerciais são respeitados, fomentando simultaneamente o licenciamento de conteúdos criativos para modelos de IA, dar-se-á início a oportunidades de parceria e inovação.
A CEPI considera ainda que “a introdução de tais obrigações no que respeita à IA generativa não só é a coisa certa a fazer, como também colocaria a UE em posição de ajudar a estabelecer uma norma mundial no que respeita à regulamentação da IA. Seria também um fator essencial para a criação de valor na IA e uma plataforma para o futuro desenvolvimento e inovação na União Europeia”.
Leia a declaração na íntegra aqui.